Certificação ISO 9001: 2015

Componha a estratégia da sua empresa definindo os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e a maneira como ela deve ser guiada com o objetivo mestre de atender as necessidades e expectativas de seus clientes

O mercado vem mudando ao longo do tempo e um sistema de gestão da qualidade é baseado no ciclo do PDCA*, de melhoria contínua, instituido desde o século passado, mas que enfrenta ainda algumas dificuldades de entendimento no Brasil.

*O Ciclo PDCA é também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (Plan), fazer (Do), checar (Check) e agir (Act).

A ISO 9001 de fato traz melhorias e demonstra ao mercado que a empresa detentora deste selo é preocupada com a gestão da qualidade. Isso já faz parte do DNA das grandes corporações, mas das médias e pequenas empresas ainda não.

Ao implementar esta certificação, sua empresa diz ao mercado que é preocupada e comprometida com a qualidade, com a gestão e com os seus processos. A grande diferença de uma empresa que buscou sua ISO 9001, é a de que pontualmente quando seus produtos apresentam defeitos, ela busca entender porque aquele problema aconteceu.

O grande benefício não está "na marca" ISO 9001.

Entende-se superficialmente que, ao adquirir o selo, a empresa vai ser mais vista no mercado e os clientes vão querer comprar mais dela. E é verdade. Mas não somente isso. A grande vantagem não está somente na marca, num papel fixado na parede. Está nos benefícios que a empresa consegue internamente, mudando a sua cultura e fazendo com que as pessoas comecem a pensar de maneira crítica, trazendo como consequência o comprometimento e participação efetiva dos colaboradores na busca por atingir determinados resultados e metas, melhorando o fluxo de informação e resultando em um produto ou serviço de maior qualidade.

Além é claro de trazer à empresa um aumento do processo produtivo, melhoria da produtividade, redução das reclamações de clientes e inclusive redução de retrabalho e custos.

Portanto em um mercado tão competitivo, se você consegue reduzir disperdício e aumentar sua produtividade, pode-se inclusive, repassar estes benefícios ao seu cliente de modo que seja sensível do ponto de vista comercial para âmbos os lados.

Precisa de ajuda ou tem uma pergunta? 0800 129 200
 

Precisa de ajuda ou tem uma pergunta?

0800 129 200
BR (int'l)
+55 11 5015 4208