Intertek (www.intertek.com)
 

Consumo Consciente

Agosto 14, 2018

Gestão da cadeia de suprimentos é solução eficaz para atender consumidor moderno

 

por Marcos Conde

Ao comprar bens e serviços, o consumidor moderno espera mais que “apenas” qualidade final. Cada dia mais, ele tende a pesquisar e se certificar de que os processos adotados seguem premissas éticas, sustentáveis e socialmente responsáveis. 
 
Essa exigência não raro cruza o limiar da apuração para alcançar o campo da fiscalização e até da denúncia. No Brasil, diversos casos de trabalho análogo ao escravo têm sido identificados na cadeia de fornecimento de empresas do segmento têxtil. O impacto direto no faturamento dessas marcas após o surgimento de notícias negativas atesta esse comportamento, geralmente identificado como “consumo consciente”.

No setor de alimentos, um exemplo é o movimento “Behind the brands”, coordenado pela organização britânica Oxfam. Com o objetivo de “mudar a forma que as empresas de alimentação fazem negócios”, a plataforma fornece um espaço para que os consumidores façam avaliações e comentários sobre as marcas. 

Diante dessa nova percepção, que ganha força em todo o mundo, é vital que as empresas se adaptem para atender às expectativas da sociedade e preservar sua imagem. Uma forma eficaz e acessível de prevenir os processos da companhia contra potenciais riscos intrínsecos à qualquer cadeia de fornecimento é a solução Inlight, desenvolvida pela Intertek, líder global do setor de testes e certificações.
 
Unindo a plataforma necessária ao pessoal e à expertise acumulados ao longo de décadas de atuação, essa solução ajuda as empresas a gerenciarem melhor sua cadeia de suprimentos. O sistema compreende quatro áreas principais (ambiental, qualidade, segurança e responsabilidade social) e coloca à disposição dos gestores um vasto leque de soluções econômicas concebidas especialmente para gerenciar e mitigar riscos, enquanto simplificam e integram compras, conformidade e estratégias de sustentabilidade.

O sistema consiste, essencialmente, de seis procedimentos. Inicialmente, é feita uma varredura dos fornecedores e um mapeamento da cadeia de suprimentos. Os dados coletados são analisados a partir da perspectiva dos riscos envolvidos e das necessidades do cliente. Com o perfil dos fornecedores já delimitado, os mais bem avaliados (em termos de capacidade, performance e necessidade de melhorias) são priorizados. A cadeia de fornecedores é meticulosamente investigada através de verificação presencial, auditorias, certificações, inspeções e testes. 

Como resultado, o conjunto de informações reunido ao longo desses passos, em sintonia com ferramentas de benchmarking e estudos de tendências, permite às empresas contratantes tomarem decisões informadas e que as coloquem em harmonia com as premissas emergentes do consumidor moderno.
 
Marcos Conde é Gerente Geral para Auditoria e Certificação de Sistemas da Intertek (falecom@intertek.com)
 
Sobre a Intertek
A Intertek é um fornecedor líder de Qualidade Total Assegurada para indústrias em todo o mundo. Através de nossa rede de mais de 1.000 laboratórios e escritórios e mais de 43.000 pessoas em mais de 100 países, o Grupo está redirecionando a indústria com nossa proposta de Qualidade Total Assegurada. Nós vamos além do controle de qualidade física para proporcionar total tranquilidade através de nossas soluções inovadoras e personalizadas de Qualidade, Testes, Inspeção e Certificação para as operações de nossos clientes e cadeias de suprimentos. A experiência Intertek em Qualidade Total Assegurada, é entregue de forma consistente, com precisão, ritmo e paixão, permitindo aos nossos clientes avançar com segurança.