Programa RenovaBio

A Intertek mantendo seu compromisso com a qualidade e sustentabilidade mundial se credenciou como uma Firma Inspetora para realizar a Certificação do Programa RenovaBio e emitir o Certificado de Produção e Importação Eficiente de Biocombustíveis

Com o término da vigência do Protocolo de Kyoto, as nações voltaram a se reunir na 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC em Paris e firmaram um novo acordo, onde se comprometeram a desenvolver ferramentas autônomas socio ambientais de controle de emissão de gases de efeito estufa e o aumento da temperatura global, não permitindo que fosse maior que 1,5°C acima dos níveis da era pré-industrial até o fim do século.

Atualmente o mercado é regulamentado pela ANP, através do ministério de Minas e Energia. E todo o processo de certificação está descrito na resolução 758 da ANP, assim como nos informes técnicos 2 e 3.

O RenovaBio é uma política nacional de biocombustíveis aprovada pela Lei nº 13.576/2017 que tem como objetivo expandir a produção de biocombustíveis no Brasil, baseando-se na previsibilidade, na sustentabilidade econômica e social, e compatível com o desenvolvimento do mercado. A partir disto, deseja-se atingir uma expressiva redução das emissões de gases de efeito estufa no país.

Basicamente os objetivos da RenovaBio são:

  • Fornecer uma importante contribuição para o cumprimento dos compromissos determinados pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris;
  • Promover a adequada expansão dos biocombustíveis na matriz energética, com ênfase na regularidade do abastecimento de combustíveis; e
  • Assegurar previsibilidade para o mercado de combustíveis, induzindo ganhos de eficiência energética e de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa na produção, comercialização e uso de biocombustíveis.
  • Incentivar os produtores e importadores de biocombustíveis em regularizar os seus processo e terrenos através do Crédito de descarbonização (CBIOs)

Como funciona?

Todo produtor e importador de biocombustível deverá manter um controle de seu processo desde a plantação da biomassa até a entrega do biocombustível para a distribuidora, de modo que se obtenha uma nota de eficiência energética através da RenovaCalc para emissão dos CBIOs (Créditos de Debêntures para Comercialização em Bolsa).

    Na Intertek, olhamos além da certificação para dar a você as ferramentas que precisa para avaliar e melhorar seu negócio. Nossas auditorias são baseadas em processo, focadas na minimização dos riscos de negócios e maximização de eficiência.
     
    Entre em contato para mais informações sobre o processo para realizar a Certificação.
    Precisa de ajuda ou tem uma pergunta? 0800 129 200
     

    Precisa de ajuda ou tem uma pergunta?

    0800 129 200
    BR (int'l)
    +55 11 5015 4208