Os isoladores são extremamente importantes para empresas de distribuição de energia elétrica, pois são responsáveis por impedir a passagem de corrente elétrica entre condutores e estruturas de suporte, estabelecendo a devida fluidez e controle das correntes elétricas aplicadas a rede, garantindo que eletricidade flua onde é necessário conforme a demanda do usuário.
Os isoladores podem ser feitos de vários materiais, sendo os mais comuns no mercado porcelana, polimérico e vidro. Segue abaixo principais tipos utilizados na rede:
- Isoladores de Pino;
- Isoladores tipo Bastão;
- Isoladores tipo Pedestal.
Processos de inspeção incluem:
- Verificação Visual e Dimensional - Verificar se o isolador e seus acessórios estão em boas condições, sem danos ou desgastes, checar se as dimensões estão de acordo com o desenho ou projeto estabelecido na especificação técnica.
- Testes de resistência mecânica – Avaliam se suportam esforços físicos sem deformação.
- Testes de rigidez dielétrica – Determinam a capacidade de isolamento sob alta tensão.
- Verificação da resistência à poluição e intempéries – Simula condições ambientais extremas.
- Teste de líquido penetrante – Verificar se há descontinuidade superficiais tais, como trincas, poros e dobras.
- Teste de ciclos térmicos – Verificar a resistência do material e se há falhas que possam ocorrer devido a variações de temperaturas.
Problemas comuns encontrados:
- Fissuras e trincas – Comprometem a resistência mecânica e isolação.
- Contaminação superficial – Reduz a eficiência do isolamento elétrico.
- Degradação prematura – Pode levar a falhas elétricas e curtos-circuitos.
- Diferenças dimensionais – Comprometam a aplicação do material em campo, tendo em vista que não está de acordo com projeto.
Conclusão: A inspeção feita por empresas especializadas é fundamental para garantir que os materiais operem conforme especificações estabelecidas, corroborando com a proteção do sistema elétrico garantindo a segurança de pessoas que trabalham próximos a esses equipamentos e usuários finais.
Foto: Isoladores Instalados na Rede

