Religadores e disjuntores são componentes fundamentais para a proteção e controle da rede elétrica, permitindo a interrupção segura do fornecimento em caso de falhas.
Os dois equipamentos de manobras são utilizados nos sistemas de transmissão e distribuição de energia.
Os religadores podem ser trifásicos e ou monofásicos, utilizados em subestação ou redes aéreas. Os disjuntores são trifásicos e utilizados em subestações de energia.
Processos de inspeção para incluem:
- Testes de operação mecânica – Verificam se o equipamento abre e fecha corretamente bem como a verificação dos tempos de abertura de seus contatos.
- Medição da resistência de contato – Avalia se há perdas excessivas nos contatos internos. Esses valores verificados em fábrica servem como referência em manutenções preventivas determinando a vida útil dos contatos.
- Ensaios dielétricos – Garantem a eficiência do isolamento elétrico.
- Ensaios de pintura – Garantem a durabilidade dos equipamentos, pois eles permanecem expostos ao tempo.
Problemas comuns encontrados:
- Contatos defeituosos – tempo de abertura dos contatos foram do estabelecido em especificações técnicas, prejudicando assim, a atuação correta da proteção.
- Espessura de camada de tinta – valores fora das especificações técnicas diminuindo a vida útil do equipamento.
- Ensaios dielétricos – valores fora do estabelecido por normas, diminuindo a isolação elétrica dos equipamentos e causando riscos para a vida humana.
A inspeção por especialistas assegura que os equipamentos operem conforme especificações técnicas e garantam a proteção do sistema elétrico e segurança de pessoas que trabalham próximos a esses equipamentos.
FOTOS RELIGADORES
Inspeção geral

Ensaio de tensão aplicada

FOTOS DISJUNTORES
Inspeção geral

Ensaio resistência de contato
