A adoção de um programa de manutenção preventiva de rotina fornecida pela Intertek pode ajudar a manter em baixos níveis a atividade microbiológica em tanques de armazenamento, ajudando a proteger o valor de produtos e infraestrutura.
Os microrganismos degradarão os combustíveis e os seus sistemas se não forem identificados. A contaminação microbiológica do combustível é causada por dois grupos principais de microrganismos: bactérias e fungos. Essas bactérias e fungos precisam de dois elementos para se desenvolver: “alimento” e água. Em um tanque de armazenamento de combustível, eles obtêm seu “alimento” da interface combustível-água e água do fundo do tanque. Os lodos microbianos resultantes (biofilmes) são provenientes do crescimento descontrolado desses microrganismos presentes no ar, no combustível e na água. Os microrganismos podem ser transportados pelo ar ou pela água. Os microrganismos podem ser introduzidos nos combustíveis tão logo esfriem nos tanques das refinarias. Bactérias e fungos são transportados junto com partículas de poeira e gotas de água através dos sistemas de respiro dos tanques. Para muitas das espécies presentes na água do fundo dos tanques, os hidrocarbonetos (derivados de petróleo) são uma excelente fonte de nutrientes, e os microrganismos proliferam na interface combustível-água. Esses tipos de microrganismos vivem de matéria orgânica encontrados na interface, mas residem na camada aquosa.
A contaminação microbiológica é mais predominante nos destilados médios, mas também pode ocorrer em: combustíveis marítimos, de aviação, automotivos e de aquecimento doméstico. Quando combustível e água entram em contato, em um sistema de armazenamento ou distribuição, é provável que ocorra contaminação microbiana. A contaminação microbiana é mais grave em condições mais quentes e úmidas.
Quando a contaminação não é controlada, pode-se tornar um grave problema em todas as etapas da indústria de petróleo, desde a produção de crú, passando pelas operações de terminais e transporte até o uso final pelo consumidor.
A contaminação microbiológica em tanques de armazenamento e sistemas de combustível pode causar diversos problemas, que incluem: corrosão, entupimento dos filtros, estabilidade reduzida, odor, degradação da cor e deterioração das características de separação combustível / água.
Microrganismos que crescem em lodo (biofilmes) e interface aquosa em tanques de armazenamento criam um ambiente propício à corrosão agressiva do metal do tanque.
A Intertek monitora, identifica, trata e controla o crescimento microbiano em tanques de armazenamento de combustível, biocombustível e petróleo bruto. O teste de amostras de tanques quanto à atividade bacteriológica está prontamente disponível na Intertek. Se for detectada infestação por micróbios no tanque de armazenamento, temos uma equipe treinada para aplicar tratamentos de biocidas nos tanques de armazenamento afetados.
Para mais informações entre em contato através de nosso formulário ou baixe a nossa brochura.
