Inspeção de Caranguejo

A Intertek apoia as empresas que comercializam Caranguejos a estabelecer e fazer cumprir os regulamentos relacionados às práticas sanitárias para manuseio, armazenamento, embalagem e distribuição de Caranguejo destinada à distribuição por atacado e consumo humano.

É cada vez mais importante que as pessoas que processam Caranguejos solicitem e recebam um Certificado de Inspeção. As Certificações são emitidas e tem validade por um período não superior a um ano e devem ser solicitadas e renovadas frequentemente.
As empresas que compram mariscos de colheitadeiras, revendedores Certificados e depois processam por qualquer meio: estremecimento, reembalagem, retificação ou rotulagem, e/ou remodelação e vendem por atacado podem aumentar sua participação no mercado através de um Certificado de Inspeção da Intertek.
As empresas que cozinham caranguejos azuis e depois os processam colhendo e embalando a carne de caranguejo para consumo humano por atacado podem solicitar e receber um Certificado de Inspeção da Intertek, como forma de aumentar o valor agregado do seu produto e a garantia da marca.

Como me torno uma empresa Certificada?
A Intertek possui Inspetores de campo, que Certificam e Inspecionam plantas de caranguejos.
 
Lembre-se de que as instalações de processamento geralmente exigem a aprovação de localidades e outras agências estaduais para cumprir os códigos de construção, zoneamento, disposição de resíduos etc.

Já ouviu falar do Sistema APPCC?

 
O Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, cuja sigla em inglês é HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point), consiste em um sistema de controle sobre a segurança do alimento mediante a análise e controle dos riscos biológicos, quimicos e físicos em todas as etapas, desde a produção da matéria prima até a fabricação, distribuição e consumo.
 
Foi desenvolvido nos Estados Unidos por volta da década de 60 com o início do seu programa espacial, devido à preocupação com a saúde dos astronautas, em função dos alimentos que deveriam consumir. Ele está baseado na prevenção, eliminação ou redução dos perigos em todas as etapas da cadeia produtiva mediante a aplicação de sete princípios básicos:
  1. Identificar e avaliar os perigos;
  2. Determinar os pontos críticos de controle;
  3. Estabelecer os limites críticos;
  4. Estabelecer os procedimentos de monitoramento;
  5. Estabelecer as ações corretivas a serem adotadas;
  6. Estabelecer os procedimentos de verificação;
  7. Estabelecer os procedimentos de registro.

Atualmente, este sistema consiste no núcleo de diversas normas internacionais de segurança de alimentos e, no Brasil, a implementação do Sistema APPCC é compulsória para os fabricantes de alimentos.

 

Conheça o APPCC

Precisa de ajuda ou tem uma pergunta? 08000 129 200
 

Precisa de ajuda ou tem uma pergunta?

08000 129 200
BR (int'l)
+55 11 5015 4208