Ao implementar a norma ISO 50001, as organizações podem obter melhorias significativas no desempenho energético através do uso do sistema de gestão.
A ISO 50001, uma norma internacional sobre sistema de gestão de energia, foi originalmente publicada pela ISO em junho de 2011. A norma ISO 50001 oferece uma estrutura sistemática para as organizações gerenciarem energia e fornecerem requisitos para um processo sistemático, baseado em dados e fatos que são focados na melhoria do desempenho energético.
A norma promove a adoção das melhores práticas de gestão de energia e reforça os bons comportamentos de gestão. De acordo com a ISO, a norma pode influenciar até 60% do uso mundial de energia, com ampla aplicabilidade em todos os setores econômicos nacionais.
A norma ISO 50001 foi revisada e reeditada em agosto de 2018, na qual as mudanças incluem a adoção da estrutura de alto nível, melhor integração com os processos de gestão estratégica, maior ênfase no papel da alta administração, introdução do conceito de normalização e a plano de coleta de dados de energia, entre outros. Assim, a versão 2018 leva o gerenciamento de energia para o próximo nível, permitindo que as organizações forneçam uma abordagem estratégica com um foco maior na integração da gestão de energia com os processos de negócios.
Ao implementar os requisitos da ISO 50001, a sua organização terá um plano para promover a eficiência energética em toda a sua cadeia de suprimentos, criando transparência e melhor comunicação sobre o gerenciamento de seus recursos energéticos.
Os benefícios da implementação da ISO 50001 incluem:
- Redução do consumo de energia;
- Melhoria da eficiência energética;
- Redução de custos de energia e maior economia;
- Redução nos impactos ambientais;
- Melhor uso dos ativos consumidores de energia existentes;
- Otimização na gestão de energia no contexto de projetos de redução de emissões de GEE;
- Melhoria contínua no desempenho energético.
Transição para a ISO 50001:2018
Com o lançamento da versão 2018, o período de transição para as certificações ISO 50001:2011 existentes terminará em 21 de agosto de 2021 e os certificados ISO 50001:2011 se tornarão inválidos. Entre em contato com a Intertek para mais informações/esclarecimentos.
Por que trabalhar com a Intertek?
A Intertek está na vanguarda dos sistemas de gestão de energia. Somos totalmente credenciados para oferecer certificação para o padrão ISO 50001 pelo Conselho Sueco de Acreditação e Avaliação de Conformidade (SWEDAC) e para o DIN EN ISO 50001 pela Autoridade Nacional de Acreditação da Alemanha (DAkkS). Além disso, fornecemos serviços de Certificação de Sistemas de Gestão de Energia desde 2006 (certificações para EN 16001 e a norma nacional de gestão de energia sueca). Podemos levar essa experiência a todos os nossos clientes globalmente, ao mesmo tempo em que aproveitamos nossa ampla experiência nos padrões de sistemas de gestão relacionados, incluindo ISO 9001 e ISO 14001.
