Saiba mais sobre a Auditoria SMETA

A auditoria de comércio ético dos membros da Sedex (SMETA) é um dos formatos de auditoria ética mais utilizados no mundo

"Para nós, o caso de negócio é simples. Precisamos de garantir que os fornecedores com quem estabelecemos parcerias estão a trabalhar de forma ética e a SMETA oferece auditorias éticas robustas que ajudam a informar e a orientar-nos a tomar estas decisões. E, uma vez que os nossos fornecedores podem partilhar essas auditorias com vários compradores, todos evitamos duplicações desnecessárias, poupando tempo e dinheiro em toda a cadeia de fornecimento."
 
Sharon Childs – diretor financeiro e diretor de sustentabilidade da equipe de fornecimento SEDEX

O que é a SMETA?
SMETA é um procedimento de auditoria que consiste numa compilação de boas práticas na técnica de auditoria ética. Não é um código de conduta, uma nova metodologia nem um processo de certificação.
 
A SMETA foi concebida para reduzir a duplicação de esforços em auditorias de comércio ético, oferecendo vantagens a retalhistas, marcas de consumo e respetivos fornecedores. Utilizando a SMETA, um fornecedor pode realizar uma auditoria e partilhá-la com vários clientes, em vez de realizar uma auditoria diferente para cada cliente. Os documentos SMETA foram elaborados para serem utilizados por auditores experientes em consonância com as práticas estabelecidas atuais.

Quem pode utilizar a SMETA?
Apesar da SMETA ter sido desenvolvida para membros da Sedex, as empresas que não são membros da Sedex também estão incentivadas a utilizá-la. Ao tornar a SMETA publicamente disponível, espera-se promover uma maior transparência na metodologia de auditoria e partilhar conhecimentos sobre as qualificações dos auditores e as práticas que sustentam os relatórios SMETA.

Que tipo de apoio está disponível para os utilizadores SMETA?
Os grupos de trabalho da Sedex produziram uma série de documentos que o ajudam a saber o que esperar de uma auditoria SMETA, que sistemas e ações pode tomar para preparar a sua auditoria e como lidar com quaisquer inconformidades. Alguns destes estão abertamente disponíveis, outros estão disponíveis apenas para os membros da Sedex.

Outros dispositivos de auditoria ética
Tipos de auditorias
A Sedex Advance irá aceitar qualquer tipo de auditoria ética de primeira, segunda e terceira parte.

Auditoria de primeira parte
Uma auditoria realizada dentro de uma organização pelo recurso de auditoria da própria organização (auditoria interna). Esta irá destacar muitas vezes as áreas de melhoria que podem ser corrigidas antes da visita de um auditor externo.

Auditoria de segunda parte
Auditorias de prestadores/fornecedores realizadas por ou em nome de uma organização de compra. Estas podem ser utilizadas para identificar os problemas que podem ser resolvidos em conjunto.

Auditoria de terceira parte
Auditorias de organizações realizadas por um organismo de certificação independente, registo ou organização de terceiros. Esta é a auditoria mais utilizada para a maioria dos membros da Sedex e é amplamente aceite como a mais imparcial.
Todas as auditorias anteriores podem ser úteis. No entanto, é importante verificar os requisitos do cliente antes de implementar um tipo de auditoria em particular.
Precisa de ajuda ou tem uma pergunta? 08000 129 200
 

Precisa de ajuda ou tem uma pergunta?

08000 129 200
BR (int'l)
+55 11 5015 4208