Codex Alimentarius

O comércio internacional de alimentos existe há milhares de anos e ao longo do último século, a quantidade de alimentos comercializados internacionalmente cresceu exponencialmente, e uma quantidade e variedade de alimentos nunca antes possível viaja pelo mundo hoje.

Desde a sua fundação em 1963, o sistema Codex evoluiu de forma aberta, transparente e inclusiva para enfrentar os desafios emergentes. O Codex Alimentarius é uma coleção de padrões alimentares adotados internacionalmente com normas que visam proteger a saúde dos consumidores. A sua publicação tem como objetivo orientar e promover a elaboração e o estabelecimento de definições e requisitos para os alimentos, a fim de auxiliar na sua harmonização e, assim, facilitar o comércio internacional.

Os padrões, diretrizes e códigos de prática internacionais do Codex contribuem para a segurança, qualidade e justiça do comércio internacional de alimentos. Os consumidores podem confiar que os produtos alimentícios que compram são seguros para o consumo e os importadores de que os alimentos que solicitaram estarão de acordo com suas especificações.

O Codex Alimentarius inclui normas para todos os principais alimentos, sejam processados, semi-processados ​​ou crus, para distribuição ao consumidor. Ele contempla medidas das seguintes áreas:

  • Higiene alimentar;
  • Aditivos alimentares;
  • Rotulagem e sua apresentação;
  • Resíduos de pesticidas e medicamentos ou drogas veterinárias;
  • Contaminantes;
  • Inspeção e Certificação de importação e exportação dos produtos;
  • Métodos de amostragem e análises.

O Brasil está entre os 188 países membros do Codex Alimentarius, onde as principais normas destacadas são: HACCP e o GMP. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a nossa equipe.

 

Precisa de ajuda ou tem uma pergunta? 08000 129 200
 

Precisa de ajuda ou tem uma pergunta?

08000 129 200
BR (int'l)
+55 11 5015 4208