Programas de Compliance de Contato com Alimentos - Suporte ao Setor

Apoio à conformidade do setor com os Regulamentos Brasileiros de Contato com Alimentos para todos os tipos de materiais

Os programas de conformidade de contato com alimentos são fundamentais para a indústria, pois precisam estar em conformidade com as regras gerais de segurança, conforme regulamentos.

 

No caso de alguns materiais e substâncias, são aplicadas medidas específicas, como por exemplo, materiais plásticos.
 
Para muitos outros materiais, existem regulamentos nacionais ou diretrizes e recomendações para apoiar na avaliação de risco de um Material de Contato com Alimentos.
 
Cada operador da cadeia de fornecimento que fabrica ou vende materiais de contato com alimentos tem a responsabilidade de demonstrar o cumprimento das regras aplicáveis ​​às substâncias, materiais ou artigos que devem ser usados ​​em ou como material de contato com alimentos.
 
Os especialistas em contato com alimentos da Intertek apoiam o setor com a criação de programas de conformidade. Os seguintes passos devem ser considerados para alcançar a conformidade de um material de contato com alimentos, com o qual nossos especialistas irão orientar e auxiliar:
  • Reunir a lista completa de todos os materiais e substâncias utilizados no processo de fabricação de um material ou artigo de contato com alimentos.
  • Verificar quais regulamentos estão em vigor para que os materiais e artigos cumpram a conformidade dos mercados globais e/ou locais.
  • Por falta de regulamentações, verificar se as diretrizes do setor ou resoluções não vinculantes estão disponíveis para apoiar uma avaliação de risco.
  • Identificar se as substâncias podem ser usadas; verificar listas positivas e se houver limitações (limites de migração específicos) ou outros requisitos (por exemplo, composição).
  • Identidade da aplicação final de contato com alimentos do seu material; Que tipos de alimentos são destinados a entrar em contato com esses materiais, quais as condições de tempo e temperatura.
  • Configurar um programa de conformidade; Isso pode incluir testes de migração, cálculos de pior caso, modelagem, testes de triagem, estudos de NIAS e/ou avaliações de riscos toxicológicos.
  • Demonstrar que o processo de fabricação cumpre o regulamento GMP (Boas Práticas de Fabricação).
  • Definir uma Declaração de Conformidade (se obrigatório) e certificar-se de que toda a documentação de apoio esteja disponível mediante solicitação às autoridades.
 
Os especialistas da Intertek podem apoiar a cadeia de suprimentos, coordenando informações entre parceiros de negócios, avaliando formulações e configurando os programas de conformidade personalizados para atender às suas necessidades.
Precisa de ajuda ou tem uma pergunta? 0800 129 200
 

Precisa de ajuda ou tem uma pergunta?

0800 129 200
BR (int'l)
+55 11 5015 4208