FSSC 22000 para Embalagens

Desde 2011 existe uma versão específica para o segmento de embalagens de alimentos: FSSC 22000 Packaging

Desde os anos 90 houve uma abertura do comércio mundial de alimentos, com aumento da competitividade. Com isso a indústria buscou uma redução de defeitos em sua produção, bem como um aumento da satisfação do cliente e os programas de qualidade se apresentaram como valorosos parceiros que foram implementados pelas organizações.

Portanto, as empresas adotaram sistemas de garantia de qualidade baseados em padrões internacionais, como a ISO 9001, que é extremamente importante, devido ao fato de que normas e padrões internacionais facilitam o comércio entre países, ajudando a garantir a compatibilidade técnica e a viabilidade dos produtos comercializados. Além disso, também gera confiabilidade do produto.

Atualmente, o cenário é altamente competitivo e o Brasil está classificado entre os maiores exportadores de alimentos do mundo. No agronegócio, incluindo a exportação de grãos de café, soja e matéria-prima, o Brasil ocupa também lugar de destaque.

Segurança de alimentos está relacionada ao conceito que indica que os alimentos não causarão danos à saúde do consumidor quando preparados e/ou consumidos de acordo com o uso pretendido. Assim, estratégias cada vez mais competitivas são desenvolvidas pelos grupos da indústria agroalimentar, a fim de conquistar a confiança do consumidor em qualidade, proveniência e segurança de alimentos, garantindo que a saúde do consumidor não seja afetada.

O esquema FSSC 22000 recebeu reconhecimento total em 2010 pela Global Food Safety Initiative (GFSI). É uma iniciativa coordenada pelo setor que fornece orientações sobre sistemas de gerenciamento de segurança de alimentos, necessários para a segurança em toda a cadeia de suprimentos.

A versão adaptada para embalagens de alimentos trouxe uma nova perspectiva de mercado, enfatizando a necessidade de garantir que os produtos estejam livres de contaminantes em toda a cadeia alimentar.

São padrões abrangentes que cobrem áreas de higiene e segurança de produtos em toda a indústria de embalagens. Os produtores de embalagens de alimentos estão profundamente envolvidos na cadeia alimentar e podem influenciar significativamente a segurança dos alimentos. Os padrões atendem a parte dos requisitos de due diligence do fabricante, empacotador/envasador e varejista. Que é a capacidade de demonstrar que foram tomadas todas as medidas razoáveis para evitar um incidente.

A Intertek líder mundial em certificação no mundo. Ajudamos as empresas a gerenciar riscos e garantimos o desempenho de suas organizações, produtos, pessoas, instalações e cadeias de suprimentos por meio de serviços de certificação, verificação, avaliação e treinamento em uma ampla gama de indústrias.

O FSSC 22000 fornece um esquema de certificação que incorpora uma análise aprofundada de perigos em um sistema encorpado de gerenciamento de segurança de alimentos para controlar os riscos de segurança de alimentos, mitigar os riscos e garantir a produção de embalagens e materiais de embalagem seguros.

 

O padrão FSSC 22000 concentra-se em vários elementos principais relacionados à segurança:

  • Comunicação interativa para um fluxo estruturado de informações para o controle de perigos
  • Programas de pré-requisito (PRPs), como Boas Práticas de Fabricação, conforme detalhado na ISO/TS 22002-4 específica da embalagem
  • Um programa de análise de perigos e pontos críticos de controle (HACCP) para planejar processos de produção seguros

Outros requisitos para este padrão de embalagem incluem:

  • Audições internas
  • Compromisso de gestão
  • Condições da instalação
  • Controle de pragas
  • Controle de produtos recebidos
  • Higiene dos funcionários
  • Manutenção e documentação
  • Rastreabilidade e recall
  • Treinamento de funcionário

 

Precisa de ajuda ou tem uma pergunta? 08000 129 200
 

Precisa de ajuda ou tem uma pergunta?

08000 129 200
BR (int'l)
+55 11 5015 4208